Sábado – Pense por si

Sam Bankman-Fried considerado culpado de fraude

Débora Calheiros Lourenço
Débora Calheiros Lourenço 03 de novembro de 2023 às 08:21
As mais lidas

A sentença será conhecida no dia 28 de março de 2024

Sam Bankman-Fried, fundador e ex-CEO da falida plataforma de criptomoedas FTX, foi considerado culpado de sete acusações de fraude eletrónica e de conspiração para lavagem de dinheiro pelo Tribunal Federal de Manhattan.

REUTERS/Jane Rosenberg

O veredicto dita o fim de um julgamento de quase um mês que contou com depoimentos dos seus mais próximos aliados,incluindo os pais, e dopróprio acusado. O juiz marcou a audiência da sentença para 28 de março de 2024 e será só nesse dia que Sam Bankman-Fried saberá quantos anos de cadeia o esperam uma vez que o total dos crimes cometidos podem valer até 110 anos de prisão.

O ex-CEO da FTXmanteve a sua declaração de inocênciadurante todo o processo e o seu advogado, Mark Cohen, afirmou no final da audiência: "Respeitamos a decisão do júri, mas estamos muito dececionados com o resultado. O senhor Bankman-Fried mantém a sua inocência e continuará a lutar vigorosamente contra as acusações".

Após a condenação o procurador norte-americano de Manhattan, Damian Williams, avisou outros possíveis culpados: "Sam Bankman-Fried perpetuou ma das maiores fraudes financeiras da história americana, um esquema multimilionário projetado para o tornar o Rei da Criptografia. E apesar de a indústria das criptomoedas parecer nova este tipo de corrupção é muito antiga e não temos paciência para isso. Quando me tornei procurado prometi ser incasável na erradicação da corrupção nos nossos mercados financeiros e é assim que se é implacável".

Sam Bankman-Fried foi detido em dezembro de 2022 por suspeitas de fraude e lavagem de dinheiro que terão levado ao desvio de quase nove milhões de dólares de clientes da FTX.

Artigos Relacionados
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres