Trata-se de um aumento de 49% em comparação com o mesmo período do ano passado, explicado pela margem financeira que mais do que duplicou, subindo para 831 milhões de euros.
O Novo Banco registou lucros de 638,5 milhões de euros entre janeiro e setembro, o que representa uma subida de 49% em relação ao período homólogo, indica um comunicado enviado esta quinta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
O aumento é explicado com a margem financeira — ou seja, a diferença entre os juros pagos pelos clientes nos créditos e os juros que o banco paga pelos depósitos e por outras fontes de financiamento — que mais do que duplicou, subindo para 831 milhões de euros até setembro, quando em 2022 esse indicador tinha ficado pelos 406 milhões. Tendo em conta só o terceiro trimestre, a margem financeira foi de 307,2 milhões, um aumento de 10,6%.
"A margem financeira totalizou 831,2 milhões de euros, reflexo da melhoria da taxa de juro média dos ativos que superou o aumento do custo de financiamento", indica o Novo Banco.
Um aumento que beneficia da política monetária do Banco Central Europeu (BCE), que tem tornado mais caro o custo do crédito para as famílias e empresas. O Novo Banco refere uma "evolução favorável das taxas ativas": 3,98%, mais do dobro no período homólogo, 1,79%. Esse indicador, refere o banco, "mais que compensou as taxas passivas mais elevadas".
Quanto às comissões, ficaram pelos 217,1 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, uma subida de 0,7% face ao período homólogo.
A carteira de empréstimos chegou aos 26,7 mil milhões de euros até setembro. O crédito às empresas caiu quase 2% para 14 mil milhões, enquanto o crédito às famílias subiu quase 3% para 12 mil milhões. Já o crédito ao consumo cresceu mais de 7% para 1,5 mil milhões de euros.
No comunicado, o presidente da comissão executiva do Novo Banco sublinha que "no terceiro trimestre o banco continua a apresentar fortes resultados". "Além de rentável, tem capacidade de geração de capital" e "um balanço sólido e de elevada liquidez", refere Mark Bourke.
Novo Banco com lucro recorde de 640 milhões de euros até setembro
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.