"Este pagamento não é apenas um número, é a prova de que Portugal esta a executar o PRR de forma eficiente", defende o ministro da Economia e da Coesão Territorial, Castro Almeida, citado em comunicado.
Portugal recebeu esta sexta-feira o sexto desembolso da Comissão Europeia no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no montante de 1,34 mil milhões de euros, anunciou hoje o Governo.
Castro Almeida garante execução eficiente do PRR após sexto pagamento da Comissão EuropeiaPedro Catarino/Medialivre
Este montante inclui 851 milhões de euros em subvenções e 485 milhões de euros em empréstimos e foi desbloqueado com base em 32 marcos e metas cumpridos, adianta o Executivo, em comunicado.
"Este pagamento não é apenas um número, é a prova de que Portugal esta a executar o PRR de forma eficiente", defende o ministro da Economia e da Coesão Territorial, Castro Almeida, citado em comunicado.
O executivo comunitário explicou, em comunicado, que este pagamento tem por base o investimento em cuidados de saúde e na habitação, a gestão dos incêndios florestais - que todos os anos assolam o país -, as energias renováveis e o "ambiente empresarial".
Até hoje, Portugal recebeu 11,4 mil milhões de euros do programa que está inserido no Mecanismo de Recuperação e Resiliência, o maior programa apresentado até hoje por uma Comissão Europeia. Cada PRR tinha o objetivo de ajudar os países da União Europeia a recuperar das consequências socioeconómicas da pandemia.
Com esta transferência, o país já recebeu 57% da dotação global do PRR e em 26 de junho foi submetido o sétimo pedido de pagamento à Comissão, que tem o valor de 1.064 milhões de euros, descontando o pré-financiamento.
O Governo adianta ainda que, com a realização de 27 marcos e metas referentes ao sétimo pedido de pagamento, a taxa de execução do PRR subiu para 47%.
O presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal assegurou, em junho, que o oitavo pedido de pagamento do PRR vai ser submetido a Bruxelas ainda este ano.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.