Analisando as subidas em janeiro e fevereiro, Portugal teve o maior aumento de preços das telecomunicações da União Europeia, segundo a Anacom. O serviço de internet móvel no telemóvel é o segundo mais caro da UE.
Portugal teve o maior aumento de preços das telecomunicações da UE
Em fevereiro, os preços das telecomunicações em Portugal aumentaram 4,8%, trata-se da maior subida mensal dos últimos 27 anos. A conclusão é do regulador do setor (Anacom), tendo como base o Índice de Preços do Consumidor (IPC).
Comparando a evolução dos preços com fevereiro de 2022, agravaram-se 3,9%, a maior variação positiva desde dezembro de 2016.
"Considerando apenas os aumentos ocorridos em 2023 (janeiro e fevereiro), Portugal registou o maior aumento de preços das telecomunicações da União Europeia (+ 5,1%)", sublinha a entidade liderada por Cadete de Matos. Tendo em conta a média nos últimos 12 meses, período em que aumentaram 1,7%, teve a "10.ª variação de preços mais elevada entre os países da UE". O país onde ocorreu o maior aumento de preços foi a Polónia (+4,9%), enquanto a maior diminuição ocorreu nos Países Baixos (-3,9%).
Tendo como base os dados divulgados pelo Eurostat, a Anacom sublinha ainda que entre o final de 2009 e fevereiro de 2023, os preços em Portugal aumentaram 13,2%, enquanto na UE diminuíram 8,8%.
Para a Anacom, "esta evolução confirma o défice concorrencial existente no mercado, potenciado pelo regime de fidelizações em Portugal que não tem conduzido a preços baixos. Pelo contrário, Portugal, de acordo com vários benchmarks, é um dos países da União Europeia (UE) em que os preços das comunicações eletrónicas mais têm aumentado". O regulador tem vindo a defender novas regras para as fidelizações, nomeadamente a redução do prazo de 24 para seis meses, de modo a aumentar o poder de escolha e mudança dos consumidores.
Em comunicado, a Anacom aponta ainda que Portugal não é apenas um dos países da UE em que os preços mais têm aumentado. "É também um dos países nos quais se paga mais pelos serviços".
Segundo o estudo de comparações internacionais de preços publicado pela Rewheel, o «Digital Fuel Monitor», no início de 2023 "o preço mediano por Gigabyte das ofertas de Internet no telemóvel em Portugal era o 2.º mais elevado a nível da UE e o 4.º mais elevado entre os 50 países analisados".
E após a análise aos serviços prestados pelas operadoras presentes em Portugal - Meo, Nos, Nowo e Vodafone - concluiu que "em fevereiro as mensalidades mínimas são oferecidas pela Nowo em oito casos de um leque de 13 serviços/ofertas, enquanto a Meo e a Vodafone apresentaram as mensalidades mais baixas para quatro e dois tipos de serviço/ofertas, respetivamente". "Em termos homólogos, verificaram-se 29 serviços/ofertas com aumentos de preços e oito com diminuição", acrescenta a Anacom.
Em relação a fevereiro de 2022, e por prestador, "a Meo aumentou a mensalidade de sete serviços/ofertas e diminuiu a mensalidade de um serviço/oferta (oferta da primeira mensalidade da oferta Uzo)".
Já a Nos "também diminuiu a mensalidade de um serviço/oferta (alteração da mensalidade da oferta do STF Plano Poupança Fixo), tendo aumentado a mensalidade de dez serviços/ofertas". Por sua vez, "a Vodafone aumentou a mensalidade mínima de 12 serviços/ofertas" enquanto a Nowo "diminuiu a mensalidade de seis serviços/ofertas (aumento do valor do desconto, durante os primeiros 6 meses, da oferta da Nowo)".
Descubra as Edições do Dia
Publicamos para si, em dois períodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.