Sábado – Pense por si

Sandra Maximiano: a economista-atleta-trapezista que vai chefiar a ANACOM

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 10 de dezembro de 2023 às 10:00

Quase seguiu Belas Artes, mas trocou a vocação pela economia. Trabalhou nos EUA com estrelas mundiais, enquanto fazia ultramaratonas, triatlo e trapézio voador. Será agora a “vigilante” do complexo setor das telecomunicações.

Quando soube que a audição parlamentar podia durar duas horas, o maior receio de Sandra Maximiano não foi o interrogatório dos deputados, no qual mostrou estar bem preparada. “Não sabia como ia aguentar sentada duas horas seguidas sem dor”, admite. A economista trabalha numa mesa ajustável em altura e nas viagens de avião paga mais pelos bilhetes da frente para poder levantar-se. As dores vêm de lesões acumuladas numa variedade de desportos, que incluem ultramaratonas, triatlo – e trapézio voador. “Agora vou ter menos tempo, mas tenho mesmo de fazer desporto: quando paro, as tensões são tão fortes que preciso de fazer massagens desportivas”, explica.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.