Sábado – Pense por si

OpenAI prepara concorrente do Google Chrome

Jornal de Negócios 10 de julho de 2025 às 09:23
As mais lidas

Lançamento deverá ser feito nas próximas semanas. Tecnológica ambiciona ter uma relação mais próxima com os utilizadores também em ambiente profissional.

A OpenAI, empresa responsável pelo popular sistema de inteligência artificial ChatGPT, deverá lançar um navegador de internet (browser) concorrente do Google Chrome. Segundo aReuters, o novo produto da tecnológica vai chegarnas próximas semanas. A OpenAI quer que o novo browser mude a forma como os utilizadores pesquisam a informação na internet. O objetivo é que apesquisa de informação online seja feita numa interface semelhante à do ChatGPT, e por meio de uma conversa em linguagem natural com o chatbot, em vez da mais tradicional forma de "saltar" de link em link até obter a informação que precisa.

Ainda de acordo com a agência de notícias, a OpenAI quer usar o novo produto para tentar captar quota de mercado (e os dados dos utilizadores daí resultantes) num segmento que atualmente é dominado pela Google. O Chrome, o navegador de internet da empresa, é usado por três mil milhões de pessoas em todo o mundo, segundo dados da empresa de análise StatCounter.

A criação de um browser poderia ser instrumental na visão de expansão da OpenAI: por um lado, dava à empresa uma ferramenta através da qual pode explorar o conceito de agentes de IA, sistemas de IA que são capazes de executar tarefas em cadeia através de simples comandos de texto; por outro, ao apostar numa ferramenta (o browser) que é crucial no trabalho de milhões de pessoas, poderá conseguir ganhar maior presença no mercado empresarial.

Segundo os dados mais recentes da OpenAI, o ChatGPT é usado todas as semanas por 500 milhões de pessoas e tem três milhões de utilizadores que pagam pela versão "business" do serviço.

Artigos Relacionados
Ajuizando

Arte redentora

Estudos recentes demonstram que atividades artísticas – como desenho, pintura, escultura ou colagem – não só promovem a expressão emocional e a catarse, como induzem estados de relaxamento que reduzem os níveis de cortisol.