Bebidas açucaradas representam mais de metade da receita arrecadada para financiar o sistema.
As taxas extraordinárias aplicadas às indústrias farmacêuticas e dos dispositivos médicose os impostos sobre as bebidas açucaradas e sobre o tabaco valeram, entre 2015 e 2024,cerca de 759 milhões de eurospara a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS), escreve, esta quinta-feira, oPúblico.
Segundo o diário, que somou os valores referidos nas diversas Contas Gerais do Estado, o grosso do dinheiro encaminhado para a sustentabilidade do SNS advém, desde 2017, do imposto sobre as bebidas açucaradas: foram mais de 472 milhões de euros até ao ano passado. Desde 2015, por via dos Orçamentos do Estado, que existem taxas extraordinárias e impostos com o objetivo de garantir “a sustentabilidade do SNS”.
O primeiro a ser criado foi a taxa extraordinária sobre a indústria farmacêutica.
Taxas e impostos consignados à saúde valeram 759 milhões de euros ao SNS em 10 anos
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.
Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.
"Representa tudo o que não sei como dividir. As memórias, os rituais diários, as pequenas tradições. Posso dividir móveis e brinquedos, mas como divido os momentos em que penteava o cabelo da Ema todos os dias enquanto ela se olhava no espelho?"
No meio da negritude da actualidade política, económica e social em Portugal e no resto do Mundo, faz bem vislumbrar, mesmo que por curtos instantes, uma luz.