Sábado – Pense por si

OpenAI aumentou número de utilizadores para 400 milhões

Para além destes utilizadores individuais, a OpenAI também afirma ter mais de dois milhões de clientes empresariais que subscrevem um serviço pago.

A OpenAI conta atualmente com 400 milhões de utilizadores, representando um aumento de um terço em relação a dezembro, revelou o grupo à AFP. 

REUTERS/Dado Ruvic/Illustration

Segundo a agência francesa, o aumento de utilizadores reflete a crescente popularidade da inteligência artificial (IA) generativa.

Para além destes utilizadores individuais, a OpenAI também afirma ter mais de dois milhões de clientes empresariais que subscrevem um serviço pago.

O anúncio da Open AI surge numa altura em que o grupo está a alterar os seus estatutos para mudar de organização sem fins lucrativos para uma empresa comum suscetível de gerar lucros para os seus acionistas, salienta a agência francesa.

O cofundador da OpenAI, Elon Musk, opõe-se a esta transição e levou o grupo a tribunal para o impedir, argumentando que a mudança desviaria a empresa da sua missão original.

Numa tentativa de recuperar o controlo, o bilionário também apresentou uma proposta de 97,4 mil milhões de dólares para comprar os ativos detidos pela organização sem lucrativos.

Esta proposta foi rejeitada na semana passada pelo conselho de administração da OpenAI.

A empresa californiana está prestes a angariar cerca de 40 mil milhões de dólares junto da empresa de investimento japonesa SoftBank, que a avalia em 300 mil milhões de dólares.

A OpenAI a SoftBank são também parceiros, juntamente com a Oracle, especialista em computação em nuvem, no projeto de infraestruturas Stargate, que prevê investir pelo menos 500 mil milhões de dólares em centros de armazenamento de dados nos Estados Unidos (EUA).

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.