NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Um vídeo, um comunicado e alterações nos sites da Apple com preço já visível. Foi o que bastou para marcar o lançamento do iPhone 16e, que vem substituir o modelo SE, lançado pela última vez em 2022.
Era um lançamento aguardado desde queTim Cook anunciou que algo estaria para viresta semana, mas ninguém sabia muito para onde a Apple iria navegar. Esta quarta-feira, 19 de fevereiro, a empresa de Cupertino apresentou ao mercado mundial o novo iPhone 16e, que vem substituir a gama SE lançada, pela última vez, em 2022.
A Apple apresenta o iPhone 16e como uma opção amiga do bolso do consumidor, mas os preços entre os Estados Unidos e a Europa, nomeadamente Portugal, são bem diferentes. A empresa da maçã apresentou o seu novo produto com um preço base de 599 dólares que, à taxa de câmbio atual, estaria na casa dos 575 euros, mas não é bem assim... Isto porque em Portugal os preços começam nos 739 euros por 128GB e vão até aos 1.119 euros por 512GB, valores acima do que se registam na Alemanha, França ou Espanha.
O lançamento foi feito através de um vídeo nas plataformas da empresa e comunicado, estando então a concentrar os esforços para o evento de setembro, em que surgem novas atualizações todos os anos ao nível dos equipamentos.
Em Portugal, a pré-venda do novo iPhone começa esta sexta-feira, 21 de fevereiro, e o smartphone só estará disponível nas lojas a partir de 28 de fevereiro.
Este novo equipamento é então uma aquisição à gama do modelo 16, com a Apple a prometer um "desempenho rápido e duração de bateria inovadora" por causa do chip A18, disponível nos topo de gama. "Dura até mais seis horas que o iPhone 11 e mais 12 horas que o iPhone SE de 2022", promete a empresa liderada por Tim Cook.
Uma das vantagens é que este novo modelo vem com Apple Intelligence integrado, o sistema que permite colocar a Inteligência Artificial mais perto dos consumidores, com grandes desenvolvimentos na parte fotográfica onde, por exemplo, é permitido fazer alterações à fotografia após esta ser tirada.
O dispositivo móvel conta ainda com uma câmara de 48MP e um ecrã de 6,1 polegadas. Em tom de novidade para este modelo, o 16e permite o reconhecimento facial, eliminando o TouchID que se mantinha na gama que vem agora substituir.
Ainda à semelhança da gama onde se insere, o iPhone 16e surge com o botão de ação, uma identidade que será para ficar nos próximos modelos. Algo que se mantém é a disponibilidade do ChatGPT, estando esta ferramenta integrada com a Siri e Writing Tools, que permitem a simplificação e melhoria de texto de forma inteligente.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.