Sábado – Pense por si

Funcionário das Finanças suspeito de remover dívidas fiscais

10 de abril de 2018 às 14:15
As mais lidas

Três pessoas foram detidas e estão indiciadas pela prática dos crimes de corrupção activa e passiva e violação de segredo.

A Directoria do Norte da Polícia Judiciária (PJ) deteve três pessoas, entre os quais um funcionário das Finanças, por alegado envolvimento num "esquema fraudulento" de remoção de dívidas fiscais, anunciou hoje aquela autoridade.

Em comunicado, a PJ refere que as detenções ocorreram durante uma operação desencadeada nas zonas do Porto, Vila Nova de Gaia e Espinho, no âmbito de uma investigação destinada a combater práticas de corrupção, em inquérito titulado pelo DIAP do Porto.

"A actividade criminosa passava por um esquema fraudulento de remoção de dívidas fiscais, envolvendo um funcionário de Finanças, uma contabilista e um empresário", acrescenta.

No decurso da operação, que envolveu mais de 35 inspectores e peritos informáticos da Polícia Judiciária, foram apreendidos "relevantes elementos probatórios".

Os detidos, com idades compreendidas entre os 50 e os 65 anos, estão indiciados pela prática dos crimes de corrupção activa e passiva e violação de segredo.

Vão ser presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação das respectivas medidas de coação.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.