Governo prorrogou a medida IVA Zero até ao final do ano. Mesmo assim, o aumento generalizado dos preços faz com que continue a ter lucro.
Com a medida do IVA Zero poder-se-ia pensar que os lucros do Estado relativos ao IVA iriam diminuir, mas tal não aconteceu. A subida generalizada dos preços permitiu fazer face às despesas e ainda encher os cofres do Estado.
Segundo avança oJornal de Notícias, entre os meses de abril e julho deste ano o Estado angariou um total de 7.172 milhões de euros (mais 637 milhões que no ano anterior) em IVA. Só este aumento permitiu pagar de forma integral o IVA Zero.
Se analisarmos os dados diários, percebemos que atualmente o Estado está a cobrar mais 5,22 milhões de euros ao dia que no mesmo período do ano passado. Se a este valor se retirar 2,98 milhões de euros gastos na medida de apoio, os cofres do Estado conseguem ainda um lucro de 2,24 milhões de euros diários.
De acordo com o executivo, a medida IVA Zero tem um custo de 590 milhões de euros e irá manter-se até ao dia 31 de dezembro com um cabaz de 46 produtos.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Foi o facto de se sentir zangado com a atitude da primeira figura do estado, que impulsionou Henrique Gouveia e Melo a se candidatar ao cargo de quem o pôs furioso.
A ameaça russa já começa a ter repercussões concretas no terreno. É disso exemplo as constantes e descaradas incursões de aeronaves russas, principalmente drones, em território europeu.