Sábado – Pense por si

Estado lucra mais de dois milhões de euros por dia em IVA

Governo prorrogou a medida IVA Zero até ao final do ano. Mesmo assim, o aumento generalizado dos preços faz com que continue a ter lucro.

Com a medida do IVA Zero poder-se-ia pensar que os lucros do Estado relativos ao IVA iriam diminuir, mas tal não aconteceu. A subida generalizada dos preços permitiu fazer face às despesas e ainda encher os cofres do Estado.

Segundo avança oJornal de Notícias, entre os meses de abril e julho deste ano o Estado angariou um total de 7.172 milhões de euros (mais 637 milhões que no ano anterior) em IVA. Só este aumento permitiu pagar de forma integral o IVA Zero.

Se analisarmos os dados diários, percebemos que atualmente o Estado está a cobrar mais 5,22 milhões de euros ao dia que no mesmo período do ano passado. Se a este valor se retirar 2,98 milhões de euros gastos na medida de apoio, os cofres do Estado conseguem ainda um lucro de 2,24 milhões de euros diários.

De acordo com o executivo, a medida IVA Zero tem um custo de 590 milhões de euros e irá manter-se até ao dia 31 de dezembro com um cabaz de 46 produtos.

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.