Sábado – Pense por si

Barra com conteudo

Trump manifesta preocupações com compra da Warner Bros pela Netflix: "Pode ser um problema"

O senador republicano Mike Lee já avisou que este projeto "deverá alarmar as autoridades da concorrência em todo o mundo".

Donald Trump expressou dúvidas este domingo sobre a aquisição da Warner Bros. Discovery (WBD) pela Netflix, salientando que a gigante do 'streaming' já detém "uma quota de mercado muito grande", acrescentando que "isso pode ser um problema".

A carregar o vídeo ...

"Estarei envolvido na decisão" dos reguladores sobre esta aquisição de 83 mil milhões de dólares, disse ainda o Presidente americano, à chegada a uma cerimónia de entrega de prémios no Kennedy Center, grande sala de espetáculos de Washington.

Donald Trump indicou ainda que o codiretor executivo da Netflix, Ted Sarandos, o visitou recentemente na Casa Branca.

Se o projeto de fusão na sua forma atual fosse concretizado, a Netflix absorveria a plataforma concorrente de 'streaming' de vídeo HBO Max, bem como os estúdios Warner Bros.

A Netflix é a primeira plataforma mundial de vídeo a pedido e a HBO Max a terceira (excluindo a Amazon Prime Video), com a Disney+ a completar o pódio. A operação colocaria sob o mesmo teto mais de 300 milhões de assinantes da Netflix e 128 milhões da HBO Max.

A plataforma ficaria à frente de um catálogo gigantesco, que inclui as sagas 'Harry Potter' e 'O Senhor dos Anéis', os super-heróis da DC Studios (Batman, Superman e Mulher Maravilha) e a série 'Game of Thrones'.

A Netflix não ficaria, no entanto, com os canais de televisão da Warner Bros. Discovery (Discovery Channel e CNN, em particular), que antes da aquisição estariam alojados numa entidade distinta da Warner Bros. a ser cotada em bolsa.

A gigante dos vídeos 'online' superou a operadora de cabo Comcast e o grupo de comunicação social Paramount Skydance, também em disputa pela aquisição.

O presidente da Paramount Skydance, David Ellison, é próximo de Donald Trump.

Na passada quarta-feira, o senador republicano Mike Lee avisou que este projeto "deverá alarmar as autoridades da concorrência em todo o mundo".

Para a senadora democrata Elizabeth Warren, a operação "ameaça aumentar o preço das assinaturas e reduzir a escolha, (...) e ameaçar o emprego nos EUA".

Um conhecedor do assunto disse à estação televisiva CNBC, sob condicação de anonimato, que esta aquisição suscita "um forte ceticismo" na Administração Trump.