Sábado – Pense por si

Crise energética: Há quem esteja a ganhar com ela

Margarida Davim
Margarida Davim 09 de março de 2022 às 20:10

Os preços de petróleo e gás disparam com a crise na Ucrânia. Há riscos de recessão e inflação. E Biden avisou para "o preço a pagar pelas sanções" à Rússia. Mas há quem esteja a lucrar e muito. Fará sentido criar travões às margens de lucro das petrolíferas? Como se arrefece o mercado?

Quando Joe Biden anunciou, na terça-feira, o corte de todas as importações de petróleo, gás e carvão da Rússia, falou do lado negativo desta decisão para a economia americana. "Defender a liberdade vai ter custos também para os Estados Unidos", afirmou o presidente americano. Mas numa altura em que o barril de Brent está acima dos 120 dólares e os consumidores e a indústria de todo o mundo estão a braços com aumentos nunca vistos do custo da energia, há alguns que têm motivos para estar contentes.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.