Sábado – Pense por si

O ministro das Finanças chinês anunciou esta sexta-feira o aumento das tarifas sobre os produtos dos EUA. A partir de amanhã, 12 de abril, as importações norte-americanas passarão a ser taxadas em 125%.

FeatureChina via AP Images

Esta nova taxa é a resposta da China às tarifas de 145%, anunciadas recentemente pelo presidente dos EUA, Donald Trump.

O republicano já havia anunciado que, em princípio, não seria necessário subir ainda mais as tarifas sobre as importações chinesas. Resta agora saber se o presidente norte-americano pondera retaliar.

Os EUA e a China têm vivido, nos últimos tempos, uma guerra de tarifas, com ambos os países a aumentarem diariamente as taxas sobre os produtos vindos do outro país.

Inicialmente, Donald Trump anunciou uma taxa de 34% sobre as importações chinesas, levando a China a retaliar com uma taxa fixada no mesmo valor.

Posteriormente, o presidente norte-americano avançou com tarifas de 104% sobre os produtos provenientes da China, tendo o governo de Pequim respondido com uma taxa de 84%.

As tarifas contra a China rapidamente passaram para os 125% e posteriormente para os 145%, ao que o país asiático responde agora com taxas de 125%.

Artigos Relacionados
Ventos de Oeste

Chuvas intensas vão cair (Parte III)

Depois do canalha Musk ter tido o descaramento de declarar que a empatia é uma das fraquezas fundamentais da civilização europeia, eis que a Administração Trump se atreve a proclamar que as actividades da UE minam a liberdade política e a soberania dos povos.