Sábado – Pense por si

China impõe tarifas de 84% sobre importações dos EUA

Tarifas entrarão em vigor a partir das 5h (horário de Portugal) desta quinta-feira.

A China retaliou contra os Estados Unidos e impôs tarifas de 84% sobre todas as importações norte-americanas, informou esta quarta-feira o ministro das Finanças chinês.

REUTERS/Thomas Peter

Estas novas tarifas, que surgem como resposta às tarifas de 104% que o presidente dos EUA, Donald Trump, impôs sobre os produtos chineses, entrarão em vigor a partir das 5h (horário de Portugal) de 10 de abril, avançou ainda o ministro.

Segundo a BBC, os mercados europeus, que já estavam em baixa, recuaram ainda mais após este anúncio. O índice FTSE 100, que reúne as maiores empresas listadas no Reino Unido, caiu 3,3%, enquanto o Dax alemão caiu 4% e o Cac 40 francês recuou 4%.

Anteriormente, a China já havia imposto tarifas de 34% sobre as importações dos EUA, com efeitos também a partir de 10 de abril, enquanto que os EUA impuseram, na semana passada, tarifas de 54% sobre todas as importações chinesas. Espera-se agora que também a União Europeia (UE) retalie contra os Estados Unidos.

O republicado impôs, na semana passada, tarifas de 20% sobre todas as importações vindas da UE. Como consequência, a Comissão Europeia propôs aos EUA um acordo de tarifas "zero por zero" sobre todos os produtos industriais. Porém, este apelo foi rejeitado.

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.