Sábado – Pense por si

Carga fiscal sobre os combustíveis desce a partir de dia 7

O Governo atualizou as medidas de mitigação do aumento dos preços dos combustíveis para o mês de novembro.

A partir de segunda-feira, 7 de novembro, a carga fiscal dos combustíveis volta a descer, indica esta sexta-feira o Ministério das Finanças em comunicado.

combustíveis, gasolina, gasóleo, bomba
combustíveis, gasolina, gasóleo, bomba

Segundo o ministério liderado por Fernando Medina, "considerando todas as medidas em vigor, a diminuição da carga fiscal passará a ser de 32,1 cêntimos por litro de gasóleo e 27,6 cêntimos por litro de gasolina".

Esta redução resulta, por um lado, do mecanismo aplicável no ISP equivalente a uma descida da taxa do IVA dos 23% para 13% e o mecanismo de compensação por via de redução do ISP da receita adicional do

IVA, decorrente de variações de preços dos combustíveis, e, por outro, da suspensão da atualização da taxa de carbono.

Segundo o comunicado, as medidas no ISP resultam numa redução da carga fiscal de 3,8 cêntimos por litro de gasóleo e de 1,4 cêntimos por litro de gasolina.

Contabilizando todas as medidas em vigor, reforça, "a diminuição da carga fiscal é de 32,1 cêntimos por litro de gasóleo e 27,6 cêntimos por litro de gasolina".

Artigos Relacionados
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.