Sábado – Pense por si

Morreu Franz Beckenbauer, lenda do futebol alemão

Record 08 de janeiro de 2024 às 16:47
As mais lidas

Tal como Zagallo e Didier Deschamps, Franz Beckenbauer foi apenas uma das três personalidades do futebol que alcançou o título mundial como jogador e treinador.

O futebol alemão está de luto. Franz Beckenbauer morreu esta segunda-feira, aos 78 anos, informou a agência noticiosa alemã 'DPA'. O antigo defesa-central, campeão do mundo como jogador (1974) e também como treinador (1990), atravessava um período conturbado em termos de saúde. Tal como Zagallo e Didier Deschamps, Franz Beckenbauer foi apenas uma das três personalidades do futebol que alcançou o título mundial como jogador e treinador.

Franz Beckenbauer iniciou a carreira como médio, mas com o passar do tempo foi recuando no terreno e acabou mesmo por notar-se como um defesa-central de grande qualidade. Passou pela formação do Bayern Munique, clube em que cresceu e ajudou a crescer, tendo completado 13 épocas na Baviera. A estreia fez-se num jogo contra o FC St. Pauli, a 6 de junho de 1964, partida a valer para o playoff de acesso à Primeira Divisão de futebol da Alemanha que os bávaros acabaram por vencer. Pelos bávaros, Franz Beckenbauer disputou um total de 427 jogos, tendo marcado 60 golos.

Seguiu-se a aventura nos Estados Unidos da América, ao serviço do New York Cosmos. Entre 1977 e 1980, a sua primeira passagem pelo clube norte-americano, realizou um total de 80 jogos e apontou 17 golos. Em 1983, já depois de uma nova passagem pelo futebol alemão - embora pelo Hamburgo (28 jogos) -, voltou ao clube para encerrar a carreira como futebolista.

[notícia em atualização]

Artigos Relacionados