Sábado – Pense por si

Mário Zagallo. O adeus ao “Velho Lobo”

Ricardo Santos
Ricardo Santos 08 de janeiro de 2024 às 18:28

Foi o primeiro a ganhar um Campeonato do Mundo como jogador e treinador, era provocador e supersticioso. O “Velho Lobo”, personagem principal do futebol brasileiro, morreu aos 92 anos.

Em criança, Mário Jorge Lobo Zagallo queria ser piloto de aviões, mas um problema de visão retirou-lhe o sonho. Dedicou-se aos estudos de Contabilidade e ia jogando futebol de formação no América FC, do Rio de Janeiro, cidade onde vivia. Não era carioca de nascimento (9 de agosto de 1931), mas quase. Zagallo nasceu em Atalaia, a cerca de 50 quilómetros de Maceió, a capital do estado de Alagoas. Com menos de um ano de idade, a família mudou-se para o Rio e foi na Cidade Maravilhosa que Mário se apaixonou pela bola. O pai não queria que fosse essa a sua vida, não era uma profissão respeitada na década de 1940, mas o miúdo tinha jeito.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro