Sábado – Pense por si

FIFA e UEFA deixam seleção e clubes russos fora das competições de futebol

Rússia não estará no Mundial 2022 nem no Euro2022 feminino. Spartak de Moscovo não vai poder disputar os oitavos de final da Liga Europa.

A FIFA e a UEFA, organismos máximos do futebol no mundo e na Europa, suspenderam esta segunda-feira as seleções e clubes russas de participarem em todas as competições internacionais.

Fedor Smolov - seleção da Rússia
Fedor Smolov - seleção da Rússia Reuters

"Depois de decisões iniciais adotadas pelo Conselho da FIFA e Comité Executivo da UEFA, que visavam a adoção de medidas adicionais, a FIFA e a UEFA decidiram hoje que todas as equipas russas, quer representantes nacionais ou clubes, serão suspensas da participação em competições FIFA e UEFA até novo anúncio", indicam emcomunicado.

Atualmente, a Rússia tinha apenas uma equipa, o Spartak de Moscovo, ainda em competição nos oitavos-de-final da Liga Europa, onde jogaria contra os alemães do RB Leipzig, com os restantes representantes a já terem sido eliminados. A seleção masculina encontrava-se atualmente no play-off de apuramento para o Mundial 2022 no Qatar, onde defrontaria a Polónia nas meias-finais e na final poderia enfrentar República Checa ou Suécia. A seleção feminina também não vai poder participar no Euro2022 (estava no Grupo C com Países Baixos, Suécia e Suíça).

"O futebol está unido e em solidariedade total com as pessoas afetadas na Ucrânia. Ambos os presidentes esperam que a situação na Ucrânia melhore significativamente e rapidamente para que o futebol possa ser um veículo para a unidade e a paz entre as pessoas", refere o comunicado conjunto de FIFA e UEFA.

Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.