Sábado – Pense por si

Milionário gasta €2 milhões por ano para recuperar juventude

Com uma equipa composta por mais de três dezenas de médicos, o objetivo deste norte-americano é recuperar o cérebro, fígado, rins, dentes, pele, cabelo e pénis que tinha aos 18 anos. No fundo, descobrir a verdadeira fonte da juventude.

Aos 45 anos, o sonho da vida de Bryan Johnson, um magnata norte-americano ligado à tecnologia, é conseguir reverter o processo natural de envelhecimento e fazer a sua aparência andar para trás. Para isso, acorda todos os dias às cinco da manhã, sujeita-se a tomar dezenas de comprimidos por dia, segue uma dieta vegana e gasta milhões de euros para encontrar a verdadeira fonte da juventude.

Redes Sociais / @bryanjohnson_

Ao seu lado, tem uma equipa composta por mais de 30 médicos do Reino Unido, que supervisionam e testam os seus órgãos quase de forma diária e que o acompanham como se fosse uma espécie de "cobaia" para descobertas futuras. O processo encontra-se a ser meticulosamente documentado, através doBlueprint Project, contando com mais de 33 mil fotografias e informações como o peso dos seus ossos e o número de ereções que tem.

Mas para conseguir atingir o seu maior objetivo, Bryan Johnson, segundo o DailyMail, adotou um estilo de vida altamente restrito. Todos os dias ingere 1.977 calorias, assegura que tem o nível de gordura corporal entre os 5% e os 6%, usa óculos bloqueadores de luz azul duas horas antes de dormir, treina uma hora por dia e usa estímulos eletromagnéticos na zona pélvica de forma a muscular zonas de difícil acesso.

Para além das restrições, submete-se a dezenas de exames como análises ao sangue, rins, próstata, tiróide e sistema nervoso, ressonâncias magnéticas, raios-X e colonoscopias. Já durante o período de sono é controlada a sua temperatura corporal, a glicemia, a frequência cardíaca e os níveis de oxigénio.

"O meu cérebro nunca decide o que quer comer, o meu corpo sim. As análises feitas ao meu fígado, coração e ADN determinam o que tenho de ingerir para melhorar o processo biológico dos meus órgãos", esclareceu o milionário através de um vídeo partilhado nas redes sociais, onde garante que "fugir à dieta está fora de questão".

Apesar da determinação, o processo não tem corrido sempre bem e Bryan Johnson já passou por dois momentos complexos. Uma vez sofreu uma reação alérgica depois de lhe terem injetado gordura no rosto e, noutra altura, a gordura corporal diminuiu para os 3% o que aumentou seriamente o risco de problemas cardíacos.

Mas vamos aos números: para conseguir comportar tudo isto, Johnson gasta em média cerca de dois milhões de euros por ano. Já os resultados dão conta que em dois anos este homem conseguiu: regredir a idade biológica em cinco anos, ter um coração de um homem de 37 anos, a pele de um de 28 anos e a capacidade pulmonar de um jovem de 18 anos. Ainda assim, os médicos dizem que não conseguiram "resultados significativos" mas recordam que estão "apenas no início" e não recusam a possibilidade de avançar para procedimento mais invasivos como "terapias genéticas".

Todo este processo começou há dois anos atrás, altura em que o "trabalho e o estilo de vida" de Bryan Johnson o fizeram "ganhar uma depressão e ter tendências suicidas". Nesse momento quis começar a perceber como funcionava o seu corpo e criou o Blueprint Project. Agora, o seu grande objetivo é garantir que o seu cérebro, fígado, rins, dentes, pele, cabelo e pénis voltem a funcionar como quando ele tinha 18 anos.

Artigos Relacionados
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.