Sábado – Pense por si

As melhores formas de aquecer a casa e deixar o frio lá fora

Diogo Barreto
Diogo Barreto 27 de janeiro de 2023 às 07:00
As mais lidas

Janelas vedadas, estores abertos e portas fechadas. Há várias formas de manter a sua casa mais quente sem ter de gastar muito dinheiro.

Apesar do clima maioritariamente ameno de Portugal, o País tem maus resultados no conforto térmico das casas, sendo estas quentes no verão e frias no inverno. E esta semana as temperaturas vão manter-se baixaspelo menos até domingo. Além de bebidas quentes, camadas de roupa e mantas, há formas de tornar as casas mais confortáveis.

Getty Images

Mas o efeito do mau isolamento das casas pode ser compensado com várias pequenas ações, como isolar as janelas com fita adesiva, fechar as portas da casa ou deixar os estores e persianas abertos durante o dia. Conheça abaixo várias formas de conseguir climatizar a sua casa.

Deixar entrar os raios de sol

Uma das formas mais conhecidas e simples de aquecer a casa é tirar proveito da luz solar. Abra as cortinas e levante os estores, deixando entrar a luz do sol. A luz solar entra através dos vidros e acumula-se o calor na divisão. Mas não ceda à tentação de abrir a janela para que "entre mais calor". Vai apenas criar uma oportunidade para o frio entrar.

Quando o sol se começar a pôr, tente isolar ao máximo a casa, para impedir a saída de calor. Portadas e estores fechados, para criar barreiras que impeçam o calor de sair. Feche também as portas das divisões que não está ou que não vai usar mais durante o dia, para manter a temperatura da casa.

Vedar a casa

Um dos principais problemas das casas portuguesas é o seu mau isolamento. Por isso, uma das dicas essenciais para manter o calor em casa é verificar janelas, portas e caixas de estores para perceber por onde escapa o calor ou entra o frio. Depois de detetar estes pontos de fuga, utilize fita adesiva, borracha ou espuma para as tapar. Pode ainda recorrer a "chouriços" para impedir que o frio entre por baixo da porta de entrada.

A aplicação de isolamento térmico nas fachadas e coberturas pode reduzir em 50% as perdas de calor, melhorando o conforto térmico, segundo os cálculos dos especialistas.

Maximizar o calor

Se tiver um aquecedor, coloque papel de alumínio entre este e a parede (sem tapar a saída de calor diretamente), para que o calor seja refletido de volta para a sala ou quarto. E não se esqueça: não ponha objetos frente ao aquecedor, para facilitar a saída e propagação do ar quente. É também importante fazer a manutenção dos sistemas de aquecimento, de forma a potenciar a sua eficácia, reduzindo ao mesmo tempo a conta da eletricidade.

E se tiver utilizado o forno para cozinhar, depois de o utilizar, deixe a porta aberta, para que o calor aqueça a cozinha.

Preservar o calor

Quanto mais cheia estiver a divisão (com móveis, tapetes e quadros), mais capacidade para reter calor terá.

Almofadas, cortinas e mantas quentes ajudam também a reter o calor, bem como as paredes.

Papel de parede ou paredes pintadas com cores mais quentes ajudam a preservar o calor.

O aquecimento da casa

Até agora falámos sobretudo de formas de manter o calor dentro de casa. Mas há vários sistemas de produção de calor. Desde a lareira a lenha (aberta ou com recuperador), passando pelas salamandras, aquecedores a óleo ou elétricos, aquecimento central a gás natural, ar condicionado, aquecedores a gás butano, entre várias outras opções, como os aquecedores elétricos portáteis (a solução favorita dos portugueses, segundo a Deco).

Cada sistema tem as suas vantagens e desvantagens, sendo que todos irão apresentar um custo, seja na aquisição de matéria (lenha oupellets), ou na conta da eletricidade. A associação ambientalista Zero e a Deco Proteste lembram que estes aquecedores compensam o seu custo inicial reduzido no custo que têm posteriormente na conta da eletricidade.