NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Janelas vedadas, estores abertos e portas fechadas. Há várias formas de manter a sua casa mais quente sem ter de gastar muito dinheiro.
Apesar do clima maioritariamente ameno de Portugal, o País tem maus resultados no conforto térmico das casas, sendo estas quentes no verão e frias no inverno. E esta semana as temperaturas vão manter-se baixaspelo menos até domingo. Além de bebidas quentes, camadas de roupa e mantas, há formas de tornar as casas mais confortáveis.
Getty Images
Mas o efeito do mau isolamento das casas pode ser compensado com várias pequenas ações, como isolar as janelas com fita adesiva, fechar as portas da casa ou deixar os estores e persianas abertos durante o dia. Conheça abaixo várias formas de conseguir climatizar a sua casa.
Deixar entrar os raios de sol
Uma das formas mais conhecidas e simples de aquecer a casa é tirar proveito da luz solar. Abra as cortinas e levante os estores, deixando entrar a luz do sol. A luz solar entra através dos vidros e acumula-se o calor na divisão. Mas não ceda à tentação de abrir a janela para que "entre mais calor". Vai apenas criar uma oportunidade para o frio entrar.
Quando o sol se começar a pôr, tente isolar ao máximo a casa, para impedir a saída de calor. Portadas e estores fechados, para criar barreiras que impeçam o calor de sair. Feche também as portas das divisões que não está ou que não vai usar mais durante o dia, para manter a temperatura da casa.
Vedar a casa
Um dos principais problemas das casas portuguesas é o seu mau isolamento. Por isso, uma das dicas essenciais para manter o calor em casa é verificar janelas, portas e caixas de estores para perceber por onde escapa o calor ou entra o frio. Depois de detetar estes pontos de fuga, utilize fita adesiva, borracha ou espuma para as tapar. Pode ainda recorrer a "chouriços" para impedir que o frio entre por baixo da porta de entrada.
A aplicação de isolamento térmico nas fachadas e coberturas pode reduzir em 50% as perdas de calor, melhorando o conforto térmico, segundo os cálculos dos especialistas.
Maximizar o calor
Se tiver um aquecedor, coloque papel de alumínio entre este e a parede (sem tapar a saída de calor diretamente), para que o calor seja refletido de volta para a sala ou quarto. E não se esqueça: não ponha objetos frente ao aquecedor, para facilitar a saída e propagação do ar quente. É também importante fazer a manutenção dos sistemas de aquecimento, de forma a potenciar a sua eficácia, reduzindo ao mesmo tempo a conta da eletricidade.
E se tiver utilizado o forno para cozinhar, depois de o utilizar, deixe a porta aberta, para que o calor aqueça a cozinha.
Preservar o calor
Quanto mais cheia estiver a divisão (com móveis, tapetes e quadros), mais capacidade para reter calor terá.
Almofadas, cortinas e mantas quentes ajudam também a reter o calor, bem como as paredes.
Papel de parede ou paredes pintadas com cores mais quentes ajudam a preservar o calor.
O aquecimento da casa
Até agora falámos sobretudo de formas de manter o calor dentro de casa. Mas há vários sistemas de produção de calor. Desde a lareira a lenha (aberta ou com recuperador), passando pelas salamandras, aquecedores a óleo ou elétricos, aquecimento central a gás natural, ar condicionado, aquecedores a gás butano, entre várias outras opções, como os aquecedores elétricos portáteis (a solução favorita dos portugueses, segundo a Deco).
Cada sistema tem as suas vantagens e desvantagens, sendo que todos irão apresentar um custo, seja na aquisição de matéria (lenha oupellets), ou na conta da eletricidade. A associação ambientalista Zero e a Deco Proteste lembram que estes aquecedores compensam o seu custo inicial reduzido no custo que têm posteriormente na conta da eletricidade.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A Cimeira do Alasca retirou dúvidas a quem ainda as pudesse ter: Trump não tem dimensão para travar a agressão de Putin na Ucrânia. Possivelmente, também não tem vontade. Mas sobretudo, não tem capacidade.
No Estado do Minnesota, nos EUA, na última semana, mais um ataque civil a civis — desta vez à escola católica Annunciation, em Minneapolis, durante a missa da manhã, no dia de regresso às aulas.
O famoso caso do “cartel da banca” morreu, como esperado, com a prescrição. Foi uma vitória tremenda da mais cara litigância de desgaste. A perda é coletiva.