Sábado – Pense por si

Homens são principais portadores do vírus do cancro do colo do útero

Sónia Bento
Sónia Bento 22 de janeiro de 2024 às 08:00

Estima-se que um em cada três homens estão infetados com o vírus do papiloma humano (HPV), transmissível por via sexual e que provoca cancro do colo do útero nas mulheres. Especialistas alertam para a necessidade da vacinação, até porque o uso de preservativo não é solução.

Sabia que o cancro do colo do útero é a segunda causa de morte em Portugal nas mulheres com menos de 44 anos? Todos os anos são detetados cerca de mil casos, dos quais 379 acabam por ser fatais. Embora esta doença oncológica afete apenas mulheres, os dados epidemiológicos sugerem que os homens são os principais portadores e transmissores do vírus do papiloma humano (HPV) que está na origem deste tipo de cancro. Os tratamentos agressivos, como a radioterapia e a quimioterapia, têm graves consequências mutiladoras na qualidade de vida das mulheres, na função reprodutora ou alterações da bexiga ou do funcionamento renal.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.