
Portugal na linha da frente da erradicação do cancro do colo do útero
É o segundo tumor maligno mais frequente nas mulheres portuguesas, com 500 novos casos todos os anos. Mas a vacinação e o rastreio podem levar à eliminação da doença em 15 anos.
É o segundo tumor maligno mais frequente nas mulheres portuguesas, com 500 novos casos todos os anos. Mas a vacinação e o rastreio podem levar à eliminação da doença em 15 anos.
Falamos do gel hormonal que está a ser testado nos Estados Unidos com sucesso – entrevistámos um dos utilizadores. Também está em estudo a pílula masculina. Chegou a altura de os homens terem um papel mais ativo no controlo da natalidade.
Cirurgia, denominada de pieloplastia desmembrada, foi realizada por uma equipa do departamento de Cirurgia Pediátrica do Hospital de D. Estefânia.
Estima-se que um em cada três homens estão infetados com o vírus do papiloma humano (HPV), transmissível por via sexual e que provoca cancro do colo do útero nas mulheres. Especialistas alertam para a necessidade da vacinação, até porque o uso de preservativo não é solução.
A partir dos 50 anos, o aumento da próstata é uma preocupação que ocupa a mente dos homens. Uma nova técnica afasta receios.
Português foi denunciado por violação e agressão sexual pela realizadora A. M. Lukas a dias de esta expirar. Mais de 2.500 ações foram interpostas: contra celebridades, médicos e prisões.
No meio da crise no SNS são cada vez mais as pessoas empurradas para o privado. Os grandes grupos competem com o público até nos tratamentos mais complexos e têm cada vez mais médicos em exclusividade. Mais escolha tem um preço: os portugueses são dos que mais pagam do seu bolso em saúde.
A sua newsletter de terça-feira.
No TikTok, a médica Teresa Irwin defendeu que urinar no banho pode levar à incontinência. A urologista Ana Merinha também o desaconselha, mas por outras razões.
No dia em que foi eleito, o novo bastonário assegurou em comunicado que o seu mandato será dedicado aos médicos e aos doentes.
O bastonário eleito, Carlos Cortes, tomará posse em data a anunciar até 30 dias depois da publicação dos resultados definitivos.
Segundo dados da OM, dos 61.133 médicos inscritos, apenas 23.634 (38,66%) votaram na primeira volta das eleições para eleger o novo bastonário que irá substituir no cargo o urologista Miguel Guimarães.
Médicos dizem que procedimento aumentou cerca de "300 a 400 por cento" desde a decisão do Supremo Tribunal contra Roe vs. Wade.
Médico urologista, fotógrafo e durante 23 anos líder da Comunidade Israelita de Lisboa, nasceu no Chiado há 81 anos. Álvaro Cunhal foi seu doente e Mário Soares um grande amigo.
O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, é médico urologista do Centro Hospitalar e Universitário de São João.