Novo estudo confirma benefício da vacina contra cancro do colo do útero
Sobretudo quando administrada em idade jovem.
Sobretudo quando administrada em idade jovem.
Hoje sabe-se que a vacinação contra a COVID-19 permite reduzir os casos de doença grave, o número de internamentos hospitalares e o número de óbitos associados, sobretudo nas pessoas que apresentam fatores de risco para uma evolução grave da doença.
A DGS destaca que 86% das crianças nascidas entre agosto de 2024 e março de 2025 em Portugal Continental foram vacinadas contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) durante a primeira campanha de imunização sazonal.
Na Semana Europeia da Vacinação, é importante alertar que Portugal não faz parte dos 48% dos países da UE com uma estratégia de vacinação destinada ao adulto. Vamos mudar as estatísticas? Os ganhos em saúde e económicos são comprovados
É o segundo tumor maligno mais frequente nas mulheres portuguesas, com 500 novos casos todos os anos. Mas a vacinação e o rastreio podem levar à eliminação da doença em 15 anos.
O médico de Saúde Pública e epidemiologista falou com a SÁBADO sobre a forma como a vacinação pode ser utilizada para melhorar o envelhecimento e aumentar a esperança média de vida.
Doenças como o vírus sincicial respiratório, a doença pneumocócica e a herpes zoster não estão no Programa Nacional de Vacinação. Especialistas pedem reforço do mesmo e uma maior sensibilização dos mais velhos sobre vacinas.
O alerta é da médica responsável pela Consulta de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) no Hospital dos Capuchos, em Lisboa.
Newsletter de segunda-feira.
Estima-se que um em cada três homens estão infetados com o vírus do papiloma humano (HPV), transmissível por via sexual e que provoca cancro do colo do útero nas mulheres. Especialistas alertam para a necessidade da vacinação, até porque o uso de preservativo não é solução.
Mais de três anos depois do primeiro caso de infeção por Covid-19 em Portugal, poucas lições se tiraram da pandemia. A começar pelo Governo, que de acordo com Gustavo Tato Borges, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, “tem deixado a saúde pública à espera”.
A agressão terá ocorrido durante uma digressão dos Backstreet Boys, após o concerto em Tacoma. A jovem de 17 anos terá ainda ficado infetada com HPV.
A evolução do conhecimento das doenças oncológicas permite à comunidade um tratamento cada vez mais multidisciplinar.
No pico da incidência da atual vaga pandémica, Portugal deve atingir um valor real de 150 mil casos de infeção, dos quais serão visíveis apenas 60 mil a 65 mil casos que se obtém ao nível de saturação de testes.
Formado em Cardiologia e Nutrição, o médico lançou em 2021 o livro "Câncer – uma outra visão".