Sábado – Pense por si

Clonado macaco-rhesus para investigação cientifica. Qual é o lugar da ética?

Andreia Antunes
Andreia Antunes 22 de janeiro de 2024 às 20:00

O sucesso da clonagem de macacos pode ajudar a acelerar a investigação biomédica, mas este é um tema que tem vindo a causar controvérsia devido às questões éticas e de bem-estar dos animais. Carlos Fiolhais lembra que "a ciência funciona com discussões permanentes" aos seus limites.

A 16 de julho de 2020, nasceu o primeiro macaco-rhesus clonado, uma espécie utilizada em investigações médicas por causa da sua fisiologia ser semelhante à dos humanos. Agora com três anos, ReTro foi dado a conhecer ao mundo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.