Sábado – Pense por si

DGS reporta surto de hepatite A: "Não deve ser visto como algo alarmante”

Débora Calheiros Lourenço
Débora Calheiros Lourenço 16 de março de 2024 às 10:00

Pedro Simas, virologista, acredita que o surto atual de hepatite A não se deve alargar e reforça que "a DGS tem um sistema bem implementado de diagnóstico capaz de limitar a propagação do vírus".

Esta semana a Direção Geral de Saúde (DGS) reportou um surto de hepatite A em Portugal após a identificação de 23 casos. "A maioria são homens com idades entre os 20 e os 49 anos, 44% em contexto de transmissão sexual", indicou a autoridade de saúde pública.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.