Sábado – Pense por si

Fêmea de urso filmada a lutar contra macho encontrada morta em gruta

Os guardas-florestais recuperam os cadáveres da fêmea e das crias do fundo de uma fenda numa gruta espanhola.

Os guardas-florestais espanhóis recuperaram os corpos de duas crias de urso pardo e da sua mãe de uma gruta no norte de Espanha. A espécie adulta é a fêmea que empurrou um macho que tentava matar as crias.

Junta de Castilla y León

As equipas de salvamento animal procuravam a fêmea e as crias desde 5 de junho e encontraram-nas três meses depois, numa caverna.

Suspeita-se que este seja o mesmo animal que foi filmado em junho a lutar com um urso macho, que acabou por cair num precipíciodepois de ter atacado as crias. O urso acabou por morrer devido aos ferimentos. O momento foi gravado por duas pessoas que se encontravam no local.

As ursas habitualmente têm crias durante o inverno e acompanham-nas durante a primavera seguinte mas, quando os filhos se tornam adultos, separam-se para poder voltar a reproduzir. Durante a época de acasalamento é comum as mães defenderem os descendentes de ataques de machos que tentam matar os bebés para poder voltar a acasalar.

Existem cerca de 330 ursos pardos espalhados pelas regiões da Galiza, Astúrias, Cantábria e Castela e Leão, e cerca de 70 nos Pirenéus entre Espanha e França.

Artigos Relacionados
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.