Sábado – Pense por si

Explosão de casos de covid na China. Descanse, não será uma repetição do passado

Lucília Galha
Lucília Galha 28 de dezembro de 2022 às 08:00

Foi há três anos justamente no mesmo sítio que a pandemia começou. Mas o que está a acontecer naquele país já aconteceu aqui. Não há razões para alarme.

Foi justamente há três anos, no final de 2019, que na China surgia um novo vírus que acabaria por se propagar para o resto do mundo. E o resto da história já é amplamente conhecido. Mas, além desta coincidência temporal, a recente explosão de casos de covid-19 na China pouco tem a ver com o que se passou lá atrás. Razão: "Na altura era um vírus novo, a população mundial nunca tinha sido exposta àquele vírus", recorda àSÁBADOMiguel Castanho, professor catedrático de Bioquímica na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.