Marcelo na Estónia para a sua última reunião do Grupo de Arraiolos
O Grupo de Arraiolos é fórum informal de chefes de Estado da União Europeia com poderes não executivos, fundado pelo antigo Presidente da República Jorge Sampaio, em 2003.
O Grupo de Arraiolos é fórum informal de chefes de Estado da União Europeia com poderes não executivos, fundado pelo antigo Presidente da República Jorge Sampaio, em 2003.
A resposta é positiva e há vários argumentos de peso: o SARS Cov2 é muito mais transmissível do que a gripe, por exemplo. Além de que, quanto mais livremente circular, maior a probabilidade de se tornar novamente pandémico.
Novas variantes apresentam “tendência potencialmente crescente” e "imunidade pode ter diminuído parcialmente", aponta INSA. Internamentos estão controlados, mas podem subir no próximo mês. Ainda assim, não há registo de agravamento da doença nestas linhagens.
Aura Miguel esteve em todos os encontros de jovens, menos no primeiro. Acompanhou três Papas diferentes, pelos cinco continentes, ao longo de 30 anos. A SÁBADO recolheu as maiores peripécias da história do evento que Lisboa está prestes a receber.
Estudo do EUA revela que "os resultados mostram os efeitos devastadores a longo prazo da covid-19".
Encarnação Sousa morreu aos 113 anos sendo a mulher mais velha de Portugal e uma das mais velhas da Europa. A idosa nasceu em 1909, viu a monarquia passar a ditadura e depois a democracia; viveu duas guerras mundiais e duas pandemias, a Covid19 e a Gripe Espanhola.
Primeiras semanas de junho com "excesso de mortalidade" de 26%. Mortes atribuídas à covid-19 explicam metade e DGS lembra que temperaturas elevadas podem ter contribuído para as mortes.
Apesar de não ser novo, nunca antes tinha havido um surto em Portugal, ou sequer na Europa. Desconhece-se como começou e pode nunca vir a saber-se, mas os casos devem continuar a aumentar. Os especialistas garantem que não será como a Covid-19. A SÁBADO falou com um dos 100 portugueses que já tiveram a doença.
A entrada da variante BA.5 ao mesmo tempo que caiu o uso obrigatório da máscara explica a diferença para outros países que, segundo os especialistas, sentirão a seu tempo esta nova vaga. Taxa de letalidade está abaixo da da gripe sazonal - nunca foi tão pouco provável morrer de Covid em Portugal.
O fim das máscaras, a 21 de abril, teve uma inevitável consequência: Portugal era o 17º com mais mortes. Passou a 2º.
Os rastreios sistemáticos em locais como os lares de idosos também devem chegar ao fim. Decisão surge em momento em que aumentam novos casos diários.
Site da DGS passa a disponibilizar o número de infetados e óbitos de cada dia - algo que os relatórios semanais não mostravam. Nas últimas 24 horas, Portugal confirmou 11.732 novos casos e registou 22 mortes por covid-19. Incidência baixou na última semana, mas mortalidade subiu.
Segundo os últimos dados da Direção-Geral da Saúde, 80.147 crianças, entre os 5 e os 11 anos, têm a vacinação primária completa e 327.905 já receberam a primeira dose.
Encontra-se estável, sem complicações e com evolução favorável, adianta fonte hospitalar. Mas não há previsões de quando possa deixar de precisar da máquina que "substitui" o seu coração.
Está também aberto o autoagendamento para os maiores de 18 anos que tenham uma dose da Janssen há mais de 90 dias. E os maiores de 50 para o reforço da covid-19 e vacina da gripe sazonal.
Entre os 60 e os 69 anos há 86% de vacinados com a dose de reforço, o que equivale a um total de mais de um milhão de pessoas nesta faixa etária.