Sábado – Pense por si

Distinga as gorduras boas das más

Susana Lúcio
Susana Lúcio 27 de abril de 2023 às 07:00

Em excesso, a gordura corporal perde as suas funções benéficas, como a produção de células estaminais regeneradoras de órgãos, e comporta-se como um cancro. Cresce através da multiplicação de vasos sanguíneos e aloja-se sobretudo no abdómen. Sabia que quatro chávenas de chá verde por dia podem travá-la?

Eunice Lopes não se considerava obesa, mas desde que fora mãe, há dois anos, que não conseguia recuperar o peso anterior. “Não tinha muito excesso de peso: uns três quilos. Mas tinha a barriga inchada e não me sentia bem com roupa mais justa”, conta à SÁBADO. Os quilos a mais eram mantidos com hábitos alimentares que abusavam da gordura. “Todos as manhãs comia pão com manteiga, ou antes manteiga com pão”, admite. E as batatas fritas acompanhavam muitas das refeições principais.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.