Sábado – Pense por si

Distinga as gorduras boas das más

Susana Lúcio
Susana Lúcio 27 de abril de 2023 às 07:00

Em excesso, a gordura corporal perde as suas funções benéficas, como a produção de células estaminais regeneradoras de órgãos, e comporta-se como um cancro. Cresce através da multiplicação de vasos sanguíneos e aloja-se sobretudo no abdómen. Sabia que quatro chávenas de chá verde por dia podem travá-la?

Eunice Lopes não se considerava obesa, mas desde que fora mãe, há dois anos, que não conseguia recuperar o peso anterior. “Não tinha muito excesso de peso: uns três quilos. Mas tinha a barriga inchada e não me sentia bem com roupa mais justa”, conta à SÁBADO. Os quilos a mais eram mantidos com hábitos alimentares que abusavam da gordura. “Todos as manhãs comia pão com manteiga, ou antes manteiga com pão”, admite. E as batatas fritas acompanhavam muitas das refeições principais.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.