A pirâmide da discórdia
O novo modelo alimentar dos Estados Unidos causou polémica, não só pelo design mas sobretudo pelo conteúdo: com um bife de vaca e manteiga no topo.
O novo modelo alimentar dos Estados Unidos causou polémica, não só pelo design mas sobretudo pelo conteúdo: com um bife de vaca e manteiga no topo.
Cerca de 5% dos portugueses é sobrevivente de cancro, mas vive com fadiga extrema, problemas de memória e dor crónica. Para eles, abriu agora uma unidade médica especializada.
Linhas (des)orientadoras espalharam a ideia errada de que contar as calorias dos alimentos, optando pelos que têm menor quantidade, seria a chave para a perda de peso. O número de calorias que entra no nosso organismo não corresponde ao número de calorias que sai; que comer gordura não nos faz gordos.
Proteína animal ou vegetal? Fruta biológica ou de cultivo tradicional? Todos os dias somos inundados de novas dietas e conselhos de como perder peso e fazer uma alimentação saudável. Alguns deles podem levar a doenças crónicas. Quatro especialistas repõem a verdade.
Estudos científicos recentes indicam que comer carne de vaca, borrego e porco não aumenta o risco de doenças cardiovasculares e cancro. Pelo contrário: ajuda a tratar de inflamações, enxaquecas, diabetes e esclerose. Médicos já prescrevem dietas carnívoras. Conheça os casos de sucesso.
Conheça os pratos ideais para todas as fases da vida
Aquilo que comemos tem efeitos no funcionamento do cérebro. O défice de algumas vitaminas e minerais agrava as regulações de humor, transtornos de ansiedade e estados depressivos - até influencia a doença de Parkinson.
São os alimentos comuns numa dieta para prevenir o declínio cognitivo e os problemas cardiovasculares. Com a redução do sal e das gorduras saturadas e a prática de atividades físicas.
A planta da canábis pode ser usada em baterias em vez do lítio, para fazer papel ou isolamento na construção absorvendo CO2. Nas vésperas da II Edição da CannaPortugal – Expo Internacional de Cânhamo e Canábis, a fundadora do evento falou à SÁBADO sobre a urgência de deixar de se dividir a exploração em uso industrial e medicinal de forma a evitar desperdício.
Em excesso, a gordura corporal perde as suas funções benéficas, como a produção de células estaminais regeneradoras de órgãos, e comporta-se como um cancro. Cresce através da multiplicação de vasos sanguíneos e aloja-se sobretudo no abdómen. Sabia que quatro chávenas de chá verde por dia podem travá-la?
Tem um mês para limpar os excessos e pôr termo aos distúrbios intestinais. A especialista Bárbara Marrucho explica à SÁBADO o "Plano para uma Barriga Feliz", título que chega às livrarias no dia 18 (próxima terça-feira).
Um estudo realizado pela Universidade de Harvard concluiu que os idosos deprimidos e com uma dieta inflamatória são mais propensos a sofrer de uma doença que afeta o funcionamento dos sistemas que exercem funções vitais no corpo humano.
Os nutrientes que compõem os alimentos são como medicamentos que atuam no funcionamento das células do organismo. Uma alimentação saudável, variada e colorida ajuda a prevenir doenças e a tratar sintomas das que já estão instaladas, garantem especialistas e doentes que recuperaram.
O ministro Capoulas Santos (um recordista no ministério da Agricultura) anunciou a “maior reforma das florestas desde D. Dinis”. E o que sucedeu com essa reforma? Nada.
Ao quinto segundo, as duas, mãe e filha, provaram que quem perde tempo são os relógios e alcançaram os telemóveis.