Sábado – Pense por si

Destroços do Titanic foram descobertos há 40 anos

O navio afundou a 15 de abril de 1912, depois de colidir com um iceberg.

Os destroços do Titanic foram encontrados no fundo do Atlântico Norte, a cerca de 3.800 metros de profundidade. O momento marcante aconteceu há 40 anos depois de aparecerem as primeiras imagens desfocadas de um cilindro metálico no centro de controlo do navio Knorr, que procurava os destroços do navio. Robert Ballard, o oceanógrafo que liderava a expedição, e os outros membros a bordo perceberam imediatamente que se tratava das caldeiras do navio naufragado a 15 de abril de 1912.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.