Sábado – Pense por si

Morreu Jon Landau, produtor de “Titanic” e “Avatar”

Tinha 63 anos e foi vítima de cancro.

Capa da Sábado Edição 5 a 11 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 5 a 11 de agosto
As mais lidas GPS
Morreu Jon Landau, produtor de “Titanic” e “Avatar”
Luana Augusto 07 de julho de 2024 às 13:40
REUTERS/Mario Anzuoni

Jon Landau, o produtor responsável por filmes de grande sucesso como Titanic(1997) ouAvatar(2009), morreu na sexta-feira aos 63 anos, vítima de cancro. A informação foi confirmada por fonte próxima da família ao sitenorte-americano The Wrap.

"Jon foi um visionário cujo extraordinário talento e paixão deram vida a algumas das histórias mais inesquecíveis na grande tela", disse o copresidente da Disney Entertainment, Alan Bergman, em comunicado. "As suas notáveis contribuições para a indústria cinematográfica deixaram uma marca indelével e a sua falta será profundamente sentida. Foi um produtor icónico e de sucesso, mas uma pessoa ainda melhor e uma verdadeira força da natureza que inspirou todos ao seu redor."

A notícia foi também confirmada através das redes sociais pela irmã do produtor Tina. "O meu coração está partido, mas também a explodir de orgulho e gratidão pela sua vida mais extraordinária, e pelo amor e presentes que ele me deu", escreveu.

Landau estava atualmente numa colaboração com o realizador James Cameron, para em conjunto lançarem o terceiro, quarto e quinto capítulo deAvatar, previstos para chegarem aos cinemas em 2025, 2029 e 2031.

Durante a sua carreira ajudou a criar o sucesso de 1997: oTitanic- tendo este sido o primeiro filme a ultrapassar a marca de 1 mil milhões de dólares nas bilheteiras globais. Este valor recorde só veio a ser quebrado com os filmes deAvatar, lançados em 2009 e 2022.

Da lista de filmes de sucesso que co-produziu, incluem-se ainda oQuerida, Encolhi as Crianças(1989),Dick Tracy(1990),Solaris(2002) eAlita: Anjo de Combate(2019).

Nascido a 23 de julho de 1969 na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos, era filho dos produtores de Hollywood Ely e Edie Landau. Frequentou a Escola de Artes Cinematográficas, em Los Angeles e começou a carreira enquanto diretor de produção de filmes comoKey Exchange(1985),F/XeManhunter(1986).

No início da década de 1990, com apenas 29 anos, tornou-se vice-presidente executivo de produções de longas-metragens na produtora cinematográfica 20th Century Fox, onde supervisionou filmes comoSozinho em Casa,O Último dos Moicanos,Power RangerseDuro de Matar 2. Além disso ocupou ainda um cargo de gestão na produtora Lightstorm Entertainment.

Artigos Relacionados
A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana