Sábado – Pense por si

Bebidas vegetais em vez de leite? "Estão classificadas no grupo dos refrigerantes"

Ana Bela Ferreira
Ana Bela Ferreira 01 de junho de 2023 às 07:00

O Dia Mundial da Criança coincide com o Dia Mundial do Leite, instituído pela ONU há 22 anos para assinalar a importância do leite como alimento global. Um alimento completo e "essencial" garantem um nutricionista e uma pediatra especialista em nutrição, ouvidos pela SÁBADO.

Se há alimento que tem uma importância consensual nos primeiros meses de vida de um bebé é o leite materno. Mas o caso muda de figura quando se começa a falar do consumo de leite para lá dessa fase. Nos últimos anos surgiram várias correntes, que os especialistas ouvidos pelaSÁBADOdescrevem como "modas", que defendem o abandono deste consumo garantindo que não existem benefícios. Porém, no dia em que se assinalam simultaneamente, o Dia Mundial da Criança e o Dia Mundial do Leite, um nutricionista e uma pediatra especialista em nutrição sublinham a importância do consumo de produtos lácteos até ao final da adolescência, ou seja, até aos 18 anos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.