Sábado – Pense por si

Leite vs. bebidas vegetais

Lucília Galha
Lucília Galha 27 de agosto de 2022 às 18:00

Não são iguais, nem sequer comparáveis. Razão: as bebidas vegetais são mais parecidas a refrigerantes. E mesmo aquelas sem açúcar, têm um incremento de sal.

Assemelham-se no aspeto e na forma como são consumidas mas diferem em tudo o resto – a começar pela composição. Basta olhar para os rótulos para perceber que as duas coisas não são comparáveis. Razão: na maioria das bebidas vegetais, o primeiro ingrediente é a água; o segundo, o extrato do cereal ou leguminosa (como a amêndoa ou a soja) e, em terceiro lugar, há um conservante, açúcar ou sal. Ou seja, estas bebidas “estão mais próximas de um refrigerante do que de um equivalente do leite”, diz a nutricionista Magda Serras. Ainda assim, há muita gente a consumi-las como um substituto direto do leite. Faz sentido?

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.