Sábado – Pense por si

Morreu Frank Borman, o primeiro comandante a orbitar a Lua

Foi durante a missão Apolo 8, comandada Frank Borman, que o astronauta William Anders tirou a partir da Lua a famosa fotografia Earthrise. Esta foi a primeira imagem da Terra vista do espaço.

Frank Borman, um dos primeiros astronautas a orbitar a Lua, morreu esta terça-feira, 7, em Billings, nos Estados Unidos, com 95 anos. O anúncio da sua morte foi feito esta sexta-feira, 10, pela agência espacial norte-americana NASA.

Courtesy NASA/Handout via REUTERS

"Frank Borman foi um verdadeiro herói americano", destacou o atual chefe da agência espacial, Bill Nelson, através de um comunicado. "A sua experiência e conhecimento excecionais levaram-no a ser escolhido pela NASA para se juntar ao seu segundo grupo de astronautas."

Apaixonado pela aviação, Frank foi o comandante do Apolo 8. A missão, que arrancou em dezembro de 1968 ficou marcada sobretudo pela famosa fotografia Earthrise, onde a partir da Lua foi possível ver a Terra a surgir. A imagem foi capturada pelo astronauta William Anders. Na missão participou ainda James Lovell.

Esta não foi a primeira vez que Frank Borman foi ao espaço. Em 1965 já havia participado com James Lovell namissão Gemini 7, que durou 14 dias. Um dos objetivos era "demonstrar um voo de duas semanas".

Meio século depois, a NASA planeia agora regressar à Lua com a missão Artémis 2 para pousar na superfície lunar a primeira mulher em 2024.

Artigos Relacionados
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.