Sábado – Pense por si

China e EUA em guerra pela Lua

Luís Francisco 12 de fevereiro de 2023 às 18:00

Ainda nesta década, poderá haver uma colónia humana no satélite da Terra. A corrida está lançada, mas fica a pergunta: porquê este regresso à Lua? Para preparar uma missão a Marte. E, claro, marcar posição na geopolítica mundial.

A China aprende depressa e copia muito bem. Durante décadas, o mundo ocidental habituou-se a estas ideias feitas, perante os rápidos progressos tecnológicos do gigante asiático, mas agora emerge outra realidade: os chineses desenvolveram tecnologias próprias em vários setores e já dão cartas até em áreas de ponta, como a ciência aeroespacial. Os EUA deixaram pelo caminho a Rússia como rival potencial no espaço; agora veem com alguma apreensão este crescimento chinês. Fala-se de exploração científica, mas em paralelo está sempre o cenário potencial de aproveitamento bélico. E uma luta pela liderança geopolítica mundial.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.