Quebra das patentes pode resolver falta de vacinas?

 Quebra das patentes pode resolver falta de vacinas?
SÁBADO 28 de abril
Sábado
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 13 a 19 de maio
As mais lidas

A emissão de licenças compulsórias é uma das propostas para acelerar a produção das vacinas, contestada pelas farmacêuticas e quase ignorada pelos políticos europeus. Confira os argumentos.

A cada novo contratempo na produção, atraso nas entregas contratualizadas ou suspensão na administração de uma vacina, ressurge o debate sobre o levantamento das patentes como forma de mitigar ou resolver o problema de escassez de vacinas contra a covid-19. Com a pandemia longe do fim e as novas estirpes do vírus a ameaçarem prolongar a crise de saúde pública, várias vozes e alguns dos países mais afetados – Índia e África do Sul lideram a petição na Organização Mundial do Comércio (OMC) – reclamam a suspensão dos direitos de propriedade industrial para aumentar a capacidade de fabrico em todo o mundo. Porque não avança esta solução?

Leia mais no Jornal de Negócios.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Investigação
Opinião Ver mais