Sábado – Pense por si

Ana Taborda

Família Pestana: como construíram um império de hotéis

Manuel Pestana entrou clandestino na África do Sul, com dinheiro emprestado por um tio. Em 1972, abriu o Pestana Carlton Madeira, com 300 quartos, que quase faliu depois da Revolução. Seria o filho, Dionísio, a salvar a primeira das mais de 100 unidades do Grupo – comprou um Porsche azul quando o conseguiu.

Paulo Vila

Ferreira Pinto Basto: A família que revolucionou Portugal

Figuram entre os “donos” do País por causa da longa dinastia comercial e industrial que construíram. O patriarca nasce no século XVIII, mas, da política aos negócios, os seus descendentes estão por todo o lado e instalam-se nos mais prestigiados cargos públicos.

Ana Taborda

As aventuras dos mais de dois mil Burnay

Chegaram a Portugal de barco, com um herdeiro clandestino a bordo. Um deles, feito conde por um rei, foi o homem mais rico do País, dono de palácios, de bancos e da Carris. Casaram com Roquettes e Mello Breyners, sobreviveram a cenas de pancadaria e a um assassinato. São, hoje, perto de três mil, mas a fortuna original desapareceu.

Lucília Galha

Sousa Tavares: A história de uma família rebelde

Uma aristocrata que faz poesia casa-se com um advogado antifascista. Têm cinco filhos que herdam os seus talentos. Na terceira geração, há dois netos que escrevem como os avós, e outro que dirige uma orquestra. Os Sousa Tavares nunca foram convencionais e tornaram-se numa das famílias mais mediáticas do País.

Ana Taborda

As histórias desconhecidas dos poderosos Amorim

António, com 92 anos, vai às fábricas de cortiça todos os dias. Os irmãos José e Joaquim ainda gostam de negócios e estão ativos - como a cunhada Fernanda, viúva de Américo, importante a gerir a harmonia familiar entre as irmãs Paula, Marta e Luísa. E há uma nova geração da família mais rica do País quase pronta a entrar em cena.

Bruno Faria Lopes

A história do clã mais poderoso da família Mello

São 12 irmãos e a família inclui 132 pessoas. São discretos e reúnem-se numa quinta no Alentejo. Regem-se por um protocolo secreto para mandar num império que esteve em risco. Mas a venda bilionária da Brisa, em plena pandemia, confirmou a história: este clã dos Mello tem sete vidas.

Marco Alves

Os fabulosos irmãos Lobo Antunes

António, João, Pedro, Miguel, Manuel e Nuno. Tiveram um pai rígido, exigente e disciplinador, mas também amante de todas as artes. O resultado foi uma geração brilhante, mas solitária

Pedro Jorge Castro

A família desconhecida de Mário Soares

Um irmão livrou-o da tropa mas não quis ficar associado a um inimigo do regime; outro escondeu-lhe papéis proibidos; mas Mário foi sempre o filho preferido de um ex-padre sedutor e aventureiro.

19
Dulce Garcia

As aventuras da família Rebelo de Sousa

Mandaram no Estado Novo e em democracia. Governaram nas colónias e em Lisboa. A SÁBADO foi procurar as raízes de Marcelo Rebelo de Sousa quando se tornou conselheiro de Estado de Cavaco Silva.

Patrícia Silva Alves

Teixeira Duarte. A saga da família misteriosa

Aos 92 anos, Pedro Teixeira Duarte continua a dar saltos mortais para a piscina. O filho também corre, mas não gosta de fotografias e é menos excêntrico do que o primo Ricardo, que dormia com cavalos, e do que o bisavô Paiva Couceiro, que deu três tiros a um desconhecido que o ofendeu na rua e viveu cinco meses no mato angolano.

Ana Taborda

Horta e Costa. Um clã perto do poder

Vieram de Itália há quase seis séculos, foram próximos do rei D. Miguel e hoje ocupam lugares-chave em algumas das maiores empresas do País. Quando um dos ramos se junta no Natal, só cabe num restaurante alugado.

Ana Sofia Fonseca

As aventuras do clã Beleza

Leonor Beleza acaba de ser nomeada por Cavaco Silva para substituir Manuela Ferreira Leite no Conselho de Estado. É mais uma das muitas mulheres de uma família em que são elas as grandes protagonistas.

Maria Henrique Espada

Ferreira Leite. Um clã há 100 anos na política

O bisavô, presidente do Conselho, teve manha política para aguentar as guerras da monarquia, há mais de 100 anos. O avô republicano desencadeou a greve académica de 1907, bateu-se em duelo e foi o ideólogo do golpe que levaria Salazar ao poder. O pai quis ser apenas advogado, mas Manuela retomou a tradição política do clã.

Manuela Carona

As aventuras da família Portas em Portugal

A entrada dos Portas em Portugal deveu-se a um amor impossível na Galiza. Resolvido o drama sentimental, o clã instalou-se, atravessou o Estado Novo, foi bem sucedido nos negócios e gerou políticos de sucesso. Paulo e Miguel são os mais conhecidos.