Sábado – Pense por si

A família desconhecida de Mário Soares

Pedro Jorge Castro 02 de fevereiro de 2017 às 00:00

Um irmão livrou-o da tropa mas não quis ficar associado a um inimigo do regime; outro escondeu-lhe papéis proibidos; mas Mário foi sempre o filho preferido de um ex-padre sedutor e aventureiro.

Numa das 12 vezes em que Mário Soares esteve preso antes do 25 de Abril, recebeu em Caxias a visita da mulher e do meio-irmão 17 anos mais velho, o médico Tertuliano Soares. Maria Barroso descreveu esse encontro algo desconcertante, numa das entrevistas que concedeu a Joaquim Vieira para a biografia Soares, uma Vida. Esta passagem não chegou a ser transcrita no livro, mas foi agora partilhada com aSÁBADOpelo autor: "Um dia fomos a Caxias. Tertuliano foi connosco e o meu marido contou a esse meio-irmão que tinha sido visto na cadeia por um médico que trabalhava no hospital onde estava o Tertuliano, que lhe disse: ‘Sim, sim, sei quem é, mas não digas a ninguém que és meu irmão.’"

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.