Sábado – Pense por si

Família Pestana: como construíram um império de hotéis

Ana Taborda
Ana Taborda 01 de novembro de 2023 às 10:00

Manuel Pestana entrou clandestino na África do Sul, com dinheiro emprestado por um tio. Em 1972, abriu o Pestana Carlton Madeira, com 300 quartos, que quase faliu depois da Revolução. Seria o filho, Dionísio, a salvar a primeira das mais de 100 unidades do Grupo – comprou um Porsche azul metalizado quando o conseguiu. Agora, é à nova geração que gostava de deixar uma Fundação e o futuro da maior empresa nacional do setor.

Estávamos no início dos anos 90 quando Dionísio Pestana e a mulher pegaram nas plantas do que viria a ser o futuro Pestana Palace e começaram a fazer o esboço de uma casa de família em Lisboa. “Com as plantas desenhámos o nosso quarto, o quarto de vestir da Margarida, depois o quarto da Carlota, a única filha que tínhamos na altura, o quarto dos brinquedos da Carlota e o quarto de vestir.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.