Sábado – Pense por si

Vai uma t-shirt com Francisco popstar?

Lucília Galha
Lucília Galha 31 de março de 2023 às 20:00

A referência a Andy Warhol é propositada: afinal, trata-se das Jornadas Mundiais da Juventude. Há artigos para todos os gostos e bolsas, até cruzes em ouro a mil euros.

As contas e as cruzes são produzidas na fábrica, mas os terços só ganham forma graças à mão de obra de 12 artesãs. As mulheres, de aldeias próximas de Fátima, recebem o material em suas casas e cada uma produz ao seu ritmo. Há uma razão para a montagem ser assim: “Aquilo é feito com uns fios e têm de se dar nós. Tem mesmo de ser manualmente”, explica Alexandre Ferreira, um dos donos da FARUP, uma das mais antigas empresas de artigos religiosos da zona. Além do processo de fabrico, estes terços têm outra particularidade: foram criados especificamente para as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.