Sábado – Pense por si

UE: Mais de 8% da população incapaz de pagar uma refeição adequada a cada dois dias

Lusa 10 de julho de 2023 às 12:29
As mais lidas

A maior taxa de pessoas em risco de pobreza foi registada na Bulgária (44,6%), seguida pela Roménia (43,0%) e a Eslováquia (40,5%).

Cerca de 8,3% da população da União Europeia (UE) não tinha, em 2022, como pagar uma refeição com carne, peixe ou um equivalente vegetariano de dois em dois dias, divulga esta segunda-feira oEurostat.

Face a 2021 (7,3%), a taxa aumentou um ponto percentual.

Considerando apenas a parte de população em risco de pobreza na UE que também não conseguiu, no ano passado, pagar uma refeição adequada de dois em dois dias, a percentagem atinge os 19,7%, face aos 17,5% de 2021.

De acordo com os dados hoje publicados pelo serviço estatístico europeu, a maior taxa de pessoas em risco de pobreza incapazes de pagar, a cada dois dias, uma refeição com carne, peixe ou equivalente vegetariano, foi registada na Bulgária (44,6%), seguida pela Roménia (43,0%) e a Eslováquia (40,5%).

No outro extremo da tabela estão a Irlanda (5,0%), o Luxemburgo (5,1%) e Chipre (5,6%).

Em Portugal, a taxa de pessoas em risco de pobreza incapazes de pagar uma refeição adequada foi, em 2022, de 7,2%, recuando para os 3,0% no rácio para o total da população do país.

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.