Sábado – Pense por si

Reciclagem de plástico é eficaz? Peritos portugueses dividem-se

Raquel Lito
Raquel Lito 19 de fevereiro de 2024 às 07:00

Reutilizar este resíduo implica grandes investimentos e há uns mais difíceis de reciclar. Um relatório norte-americano acaba de denunciar a suposta "fraude" da indústria. Dois especialistas explicam à SÁBADO a realidade portuguesa – mas têm posições opostas.

Para quem vai regularmente ao ecoponto depositar plásticos usados, lança-se agora a dúvida: valerá a pena reciclá-los? Um novo relatório do Centro para a Integridade Climática, nos Estados Unidos (EUA), divulgado na quinta-feira (dia 15), responde logo no título "A Fraude da Reciclagem de Plástico". Revela que a indústria sabe há mais de três décadas que não é uma solução economicamente viável para gerir estes resíduos com aditivos tóxicos. Isto porque na sua maioria não podem ser reutilizados e o custo de reciclagem é mais elevado do que a produção de plástico virgem.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.