Sábado – Pense por si

Quem menos consome plástico é quem mais paga por ele - até com a vida

Leonor Riso
Leonor Riso 07 de novembro de 2023 às 07:00

Um relatório da WWF em vésperas da negociação do tratado global sobre plásticos revela as desigualdades entre países ricos e pobres. Desde 2019, só 9% dos resíduos de plástico são reciclados no mundo.

Os países de baixos rendimentosper capitapodem consumir três vezes menos plástico que países de rendimentos elevados, mas são quem mais paga por ele, da produção ao fim da vida útil – dez vezes mais. É o que revela um relatório da ONG World Wide Fund for Nature (WWF), que estima em 150 dólares (€140) o preço de um quilo de plástico ao longo da vida nos países de rendimentos baixo e médio, e em 19 dólares (€18) o mesmo preço em países de elevado rendimento.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.