Sábado – Pense por si

Quem menos consome plástico é quem mais paga por ele - até com a vida

Leonor Riso
Leonor Riso 07 de novembro de 2023 às 07:00

Um relatório da WWF em vésperas da negociação do tratado global sobre plásticos revela as desigualdades entre países ricos e pobres. Desde 2019, só 9% dos resíduos de plástico são reciclados no mundo.

Os países de baixos rendimentosper capitapodem consumir três vezes menos plástico que países de rendimentos elevados, mas são quem mais paga por ele, da produção ao fim da vida útil – dez vezes mais. É o que revela um relatório da ONG World Wide Fund for Nature (WWF), que estima em 150 dólares (€140) o preço de um quilo de plástico ao longo da vida nos países de rendimentos baixo e médio, e em 19 dólares (€18) o mesmo preço em países de elevado rendimento.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.