Sábado – Pense por si

Quando o doente é o Serviço Nacional de Saúde

Susana Lúcio
Susana Lúcio 26 de setembro de 2021 às 10:00

Mais de um milhão de utentes sem médico de família, urgências com horas de espera, médicos exaustos e recém-formados que preferem o setor privado. Retrato do SNS à beira do caos.

Fátima Moreira ficou sete horas nas urgências do Hospital de São José, em Lisboa, e não foi assistida. A fiscal da EMEL sentiu-se mal dois dias depois de tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19. “Tinha a respiração ofegante, sentia um formigueiro pelo corpo e um cansaço extremo. Não me conseguia mexer”, conta. Chegou às 16h20 e recebeu a pulseira verde, a menos prioritária. O ecrã eletrónico indicava um tempo de espera de 2h30, mas às 19h e depois de ter vomitado, Fátima Moreira ainda tinha 12 pessoas à frente. Quatro horas depois, às 23h00, garantiram-lhe que seria a próxima, mas não a chamaram. “Tinha ainda mais três pessoas à frente. Estava pior do que quando tinha entrado e fui-me embora.”

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.