Sábado – Pense por si

Os alimentos certos para cada idade

Lucília Galha
Lucília Galha 07 de fevereiro de 2024 às 21:00

Especialistas indicam o plano alimentar ideal para cada fase da vida e os benefícios de centenas de alimentos. O atum preserva a memória na velhice, o gengibre baixa a tensão nos adultos, o marisco protege o sistema imunitário na meia-idade e os laticínios previnem a osteoporose logo na adolescência.

Estava um dia de calor, a rua era ligeiramente inclinada (nada de mais) e tinha subido apenas cinco degraus. Foi o suficiente para a deixar extremamente cansada. “O coração estava na boca, literalmente, parecia que tinha corrido uma maratona”, recorda à SÁBADO Raquel Nunes, 50 anos. Aquele momento em julho de 2021 serviu de gatilho. “Acaba aqui”, disse para si mesma. A partir dali, decidiu emagrecer. Com apenas 1,61 metros de altura, chegara aos 150 quilos. Sabia que estava a engordar mas não ligava, foi-se desleixando – estava focada no trabalho. Passava muitas horas sem comer e compensava à noite. “Não tenho o vício da gula mas comia os fritos, as bolachinhas… Só que isto era uma coisa em contínuo, um quilo num mês, mais um quilo no outro”, descreve.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro