Sábado – Pense por si

Os alimentos certos para cada idade

Lucília Galha
Lucília Galha 07 de fevereiro de 2024 às 21:00

Especialistas indicam o plano alimentar ideal para cada fase da vida e os benefícios de centenas de alimentos. O atum preserva a memória na velhice, o gengibre baixa a tensão nos adultos, o marisco protege o sistema imunitário na meia-idade e os laticínios previnem a osteoporose logo na adolescência.

Estava um dia de calor, a rua era ligeiramente inclinada (nada de mais) e tinha subido apenas cinco degraus. Foi o suficiente para a deixar extremamente cansada. “O coração estava na boca, literalmente, parecia que tinha corrido uma maratona”, recorda à SÁBADO Raquel Nunes, 50 anos. Aquele momento em julho de 2021 serviu de gatilho. “Acaba aqui”, disse para si mesma. A partir dali, decidiu emagrecer. Com apenas 1,61 metros de altura, chegara aos 150 quilos. Sabia que estava a engordar mas não ligava, foi-se desleixando – estava focada no trabalho. Passava muitas horas sem comer e compensava à noite. “Não tenho o vício da gula mas comia os fritos, as bolachinhas… Só que isto era uma coisa em contínuo, um quilo num mês, mais um quilo no outro”, descreve.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.