Sábado – Pense por si

"O PCP pensou em matar Mário Soares"

Sónia Bento
Sónia Bento 20 de março de 2021 às 10:00

O novo livro da série "Uma Longa Viagem" do jornalista João Céu e Silva é dedicado a Vasco Pulido Valente, a quem o autor fez 42 entrevistas. Pulido Valente fala sobre Portugal nos últimos dois séculos, Salazar, Sá Carneiro, Cunhal, Soares e Cavaco.

O maior drama na vida de Vasco Pulido Valente acontece na noite de 4 de dezembro de 1980, quando a avioneta em que Francisco Sá Carneiro viajava para o Porto se despenha sobre as casas do bairro de Camarate poucos segundos após ter levantado voo do aeroporto de Lisboa. "A minha vida foi cortada ao meio com esse acidente", confessa amargurado quase quatro décadas depois, emUma longa viagem com Vasco Pulido Valente, editado pela Contraponto, e que estará nas livrarias na próxima quinta-feira, dia 25.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.