Sábado – Pense por si

Morreu Manuel "Palito", o homicida que esteve 34 dias em fuga

Homem de 66 anos estava a cumprir pena pelo homicídio de duas mulheres em 2014, em Valongo dos Azeites, São João da Pesqueira. Morreu devido a uma leucemia, no IPO do Porto.

Morreu Manuel "Palito". O homicida condenado por matar duas pessoas morreu no IPO do Porto, aos 66 anos, vítima de leucemia.

Manuel Baltazar esteve 34 dias em fuga, em 2014, após o duplo homicídio da sogra e de uma tia da ex-mulher, a 17 de abril desse ano, em São João da Pesqueira.

O homicida acabou por ser detido a 21 de maio de 2014. Estava armado, mas entregou-se sem oferecer resistência. No seu encalço tinham estado dezenas de militares da GNR, auxiliados por viaturas e cães, que vasculharam aldeias, montes e vales a tentar encontrar Manuel "Palito". 

Manuel Baltazar foi condenado pela morte de duas mulheres, tendo disparado também sobre outras duas: Sónia Baltazar e Maria Angelina Baltazar, filha e ex-mulher do homicida, respetivamente. As vítimas foram a sogra e a uma tia da ex-mulher, Lina Silva e Elisa Barros.

O homicida tinha já sido condenado a pena suspensa por violência doméstica e obrigado a usar uma pulseira eletrónica, de forma a impedir que se aproximasse da ex-mulher, Angelina

Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.