Segundo a agência de notícias espanhola Efe, que assistiu à sessão, o próprio Marcelo Rebelo de Sousa escolheu ficar de pé, com as mãos um pouco levantadas, "como se estivesse a gesticular"
Elementos do Museu de Cera de Madrid procederam, em Lisboa, a uma sessão fotográfica e tiraram as medidas ao Presidente português , para fazer a escultura de Marcelo Rebelo de Sousa, que deve estar concluída em setembro.
Segundo a agência de notícias espanhola Efe, que assistiu à sessão, o próprio Marcelo Rebelo de Sousa escolheu ficar de pé, com as mãos um pouco levantadas, "como se estivesse a gesticular".
É uma posição "quase de papa", gracejou Marcelo Rebelo de Sousa, enquanto decorria a sessão fotográfica, segundo o repórter espanhol.
Com paciência e sem deixar de mexer as "mãos de pianista", como disse, o Presidente da República posou nos jardins do Palácio de Belém, enquanto respondia às perguntas dos artistas do Museu de Cera de Madrid, que pretendem imortalizar, da forma mais fidedigna possível, o chefe de Estado português.
"Qual é a sua altura?", perguntaram os elementos do museu, ao que Rebelo de Sousa respondeu que "agora é 1 metro e 78 centímetros", mas que "já está a baixar".
Quando lhe perguntaram sobre a cor dos olhos, o Presidente da República disse que que são de um azul esverdeado: "uma espécie de coral".
Durante a sessão, Rebelo de Sousa disse à Efe que "dorme entre três horas e meia a quatro horas por noite".
"Sempre foi assim", afirmou o chefe de Estado, acrescentando que se trata de uma "consequência da Revolução (25 de Abril de 1974) e do jornalismo".
A escultura de cera vai ficar colocada na sala dos chefes de Estado do Museu de Cera, na capital espanhola, onde se encontram os antecessores no cargo: Cavaco Silva, Jorge Sampaio e Mário Soares.
A elaboração da figura demora devido ao "complexo processo", que começa pelo modelo executado em barro, sendo que a escultura deve estar concluída em setembro.
A indumentária escolhida por Marcelo Rebelo de Sousa foi fato escuro, camisa branca e gravata azul.
O Museu de Cera de Madrid, inaugurado em 1972 com a escultura de Cristóvão Colombo, tem actualmente mais de 470 peças e inclui personalidades históricas portuguesas como Vasco da Gama e Luís de Camões e figuras contemporâneas como o futebolista Cristiano Ronaldo.
Do total de visitantes do museu, 25 por cento são turistas portugueses.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.